Objetivos do PSE
I- Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde (Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde, Programa Médico de Família, dentre outros) e de educação.
II- Articular as ações do SUS às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto das suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.
III- Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos.
IV- Contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos.
V- Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.
VI- Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes.
VII- Fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nas três esferas de governo.
O programa atua na perspectiva da prevenção e da promoção da saúde devendo essas ações perpassar todas as ações atividades. Além disso, propõe avaliar a saúde dos educandos e possibilitar que aqueles que apresentem alguma alteração possam ser encaminhados para atendimento e acompanhamento.